top of page

Sobre nossa família

richard-clark-8tS8ywl126Q-unsplash-scaled_edited.jpg

A grafia Stresser no Brasil corresponde ao sobrenome de origem luxemburguesa Stroesser e foi assim alterada quando da chegada dos imigrantes, pois os responsáveis por registros anotavam os sobrenomes da forma livre que compreendiam.

Somos portanto, descendentes dos Stroesser originários de Luxemburgo. Os membros mais antigos com registro em paróquias daquele país são Arnoldi Ströβich ( grafia original), casado com Catharina ( fonte: Familysearch), de acordo com o assento de batismo de seu filho Joannes Theodorus  Stroesser (Theodor  Stroesser ou Ströesser) em 25 de Julho de 1723 .

Remonta, portanto, ao final dos anos 1600 o primeiro registro atualmente conhecido sobre a família.

Theodor  nasceu em Lintgen (cantão de Mersch). Ele e sua esposa Marie Lucas tiveram nove filhos, todos nascidos em Fischbach, também no cantão de Mersch, região central de Luxemburgo.
Joannes Fridericus  (ou Jean Fréderic, nascido em 1750 em Fischbach) foi um deles. Casou-se com  Magdalena Herckes ( ou Herchers); de sua união nasceram Magdalena Stroesser ( Walferdange, 1786) e Johannes Stroesser 

 ( Walferdange, 1789).

Segundo relatos de antepassados, Joannes era proprietário de uma serralheria em Walferdange. Certa vez, instado por um amigo, consentiu em associar-se a uma empresa comercial que faliu mais tarde, dando grandes prejuízos. Ele foi coagido a entregar tudo o que possuía como pagamento aos credores. Este acontecimento apressou seu falecimento, que logo aconteceu. Um dos credores, mais compadecido,intercedeu entre os demais e consentiram em deixar as ferramentas para que os trabalhos de Joannes fossem continuados, para sustento da família.

Assim foi que o jovem Johannes começou a trabalhar. Passado pouco tempo  sua mãe faleceu. Por este tempo resolveu mudar-se para a França, à cata de melhor salário. Era o tempo em que Napoleão I mantinha a Europa em sobressalto. Engajou-se num regimento de cossacos das forças napoleônicas, por volta de 1812. Após algum tempo deixou o serviço militar e retornou a Luxemburgo. Casou-se em 1818 com Susanna Reuter.

Em 1828 imigraram com seus filhos Susane, Theresa, Pedro, e Theodoro. Já eram falecidos na ocasião Johann ( abril de 1828), Henri ( setembro de 1821) e mais a filha Marguerite, de quem não encontramos registros. Nasceu em 1824 mas não temos informações acerca de seu falecimento.

Filhos de Johannes

PEDRO ( PIERRE) STRESSER (STROESSER) nasceu a 10 de Junho de 1822 em Niederfeulen, Diekirch.

THEODORO ( THEODORE) STRESSER (STROESSER) nasceu a 03 de abril de 1825 em 

Niederfeulen, Diekirch.

pedro_edited.jpg
biso1_edited.jpg
bottom of page